3 de jan. de 2013

Vídeo Performances




Happening: o nascimento do happening foi idealizado e realizado por John Cage em 1952, que propunha uma fusão original de cinco artes: teatro, poesia, música, dança, pintura: Cage, de cima de uma cadeira, leu um texto sobre a relação entre a música e o zen-budismo e fragmentos de um ensaio de Johannes Eckart. Em seguida, Cage 59 executou uma composição com o uso do rádio. Também em cima de uma escada, Richards e Olsen leram seus versos; Rauchenberg, cujos quadros estavam pendurados em diversos pontos do teto, escutava discos num velho gramophone enquanto Tudor tocava um solo num piano preparado. Enquanto isso, Merce Cunningham e seus colaboradores dançavam, perseguidos por um cachorro. O evento contou também com a projeção de slides e de filmes. (GLUSBERG, 2005, 26)
John Cage The ruse of Medusa, 1952. Happening


Exploding. Plastic. Inevitable. Era um espetáculo multimídia que unia uma apresentação musical da banda Velved Underground e Christa Paffgen (Nico), dançarinos como Gerald Malanga e Mary Woronov , show de luzes e projeções de filmes e slides comandadas por Andy Warhol em 1966/1967.
Velvet Undeground - Exploding. Plastic. Inevitable



Mapping é o nome dado a técnica de criar efeitos especiais que se adequem a determinado objeto, que possam ser sobrepostos ao objeto através de projeção de luz. registro deste tipo de ação na web somente a partir de 2008, mas existem relatos de experiências anteriores. 

Simpósio de arte e tecnologia  - DF 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário